Fonte: Academia Galega da Língua Portuguesa

No dia 21 de julho realizou-se na Casa da Língua Comum, em Santiago de Compostela, o Encontro de Lexicografia, subordinado ao título «Os novos vocabulários ortográficos», com a participação de Ana Salgado, da Academia das Ciências de Lisboa, e de Carlos Durão e Isaac Estraviz, da AGLP.

Fonte: DN, 08/06/2018 (Lusa)

A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) vai disponibilizar, no domingo, um novo vocabulário ortográfico em linha, em www.volp-acl.pt, que permitirá «a pesquisa de mais de 215 000 entradas», foi hoje anunciado.

Fonte: Público, 08/06/2018


Academia das Ciências de Lisboa disponibiliza vocabulário ortográfico online

Site de acesso gratuito terá mais de 215 000 entradas com informações sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia e outros elementos relativos ao novo acordo ortográfico.

A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) vai disponibilizar, no domingo, um novo vocabulário ortográfico online, em www.volp-acl.pt, que permitirá "a pesquisa de mais de 215 000 entradas".

COMUNICADO

A Academia das Ciências de Lisboa disponibiliza novo vocabulário ortográfico em linha (www.volp-acl.pt)

A base de dados lexicais, com chancela da Academia das Ciências de Lisboa, permite a pesquisa de mais de 215 000 entradas, com informações sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia, e muitos outros elementos úteis.

mala-posta
Do francês malle-poste
nome feminino
carruagem basicamente destinada ao transporte oficial do correio, em compartimento próprio, mas que também era usada para o transporte de passageiros e mercadorias


«Iam a Coimbra à matrícula geral, que é logo princípio do mês; e depois, uns de barco, outros na mala-posta, lá seguiam todos para aquela praia, à espera que se abrissem as aulas.» Trindade Coelho, In Illo Tempore, p. 69


«O Vilaça então lembrou os desastres da mala-posta. No de Alcobaça, quando tudo se virou, ficaram esmagadas as duas irmãs de caridade!» Eça de Queirós, Os Maias, p. 60


Plural: malas-postas

in Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa [nova edição digital em curso]

Crédito da imagem: Pedro Ribeiro Simões

Apoios

X

Conteúdo protegido

Conteúdo protegido por direitos de autor