Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, com a chancela da Academia das Ciências de Lisboa, é um recurso lexicográfico digital de acesso totalmente gratuito. Embora se tenha tomado como base de partida os anteriores vocabulários académicos, este vocabulário digital foi elaborado inteiramente de novo.

Um vocabulário ortográfico é uma lista extensiva de palavras, não só as de uso comum como da terminologia corrente, com indicação da sua grafia, categoria morfossintática e outras informações úteis, como ortoépia, formas irregulares de feminino e plural, particularidades na flexão verbal, etc.

Este vocabulário segue o sistema de grafia oficialmente estabelecido – o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990) – na variedade portuguesa da língua. Abrange a língua portuguesa moderna, ou seja, o período linguístico que decorre do século XVI até à época atual. Excetuam-se os arcaísmos que ainda vivam para além do período arcaico ou que revivam literariamente na linguagem de autores modernos ou contemporâneos.

De uma forma geral, foram alvo de registo:

– vocábulos consagrados pelo uso;

– neologismos de uso corrente;

– vocabulário técnico ou científico;

– empréstimos lexicais de uso corrente, com indicação da língua, do equivalente vernáculo ou do aportuguesamento;

– grafias alteradas pelo Acordo Ortográfico de 1990.

O número de entradas não foi preestabelecido, e o total surge como resultado final obtido depois de contínuas colheitas vocabulares e uma seleção exaustiva e rigorosa de toda a massa lexical acumulada nas obras académicas anteriores.

O trabalho em curso pretende também contribuir para a futura elaboração de vocabulários técnicos e científicos, seguindo o exemplo do Thesaurus de Ciências da Terra, edição em curso no âmbito dos trabalhos a ser desenvolvidos pelo Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa.

A elaboração e publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é uma competência da Academia das Ciências de Lisboa que decorre do seu compromisso estatutário. Cabe à Academia a iniciativa de coordenar, com a Academia Brasileira de Letras e com as instituições culturais dos outros países de língua portuguesa e dos núcleos portugueses no estrangeiro, as ações respeitantes à promoção da unidade, diversidade e expansão do idioma português.

legislativas

De legislativo

nome feminino plural

processo eleitoral em que se escolhem os deputados que vão representar os eleitores na Assembleia da República

«Parlamento vai usar duodécimos das presidenciais e autárquicas para pagar legislativas.» (Público, 5/12/2021)

in Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa [nova edição digital em curso]

 

 

 

Apoios